Qualquer um de nós pode contar contos às crianças. Não é necessário que sejamos especialistas, professores ou mestres. Só temos que viver essa experiência e desfrutá-la como um hábito na vida dos nossos filhos. Ao ler para nossos filhos não estamos apenas desenvolvendo uma atividade com eles, mas também fortalecendo o vínculo de carinho, de confiança e de comunicação com eles.
Estaremos transmitindo-lhes nossos sentimentos, nosso entusiasmo, emoções e, sobretudo, que eles são muito importantes para a gente.
As famílias que têm o hábito de ler para as crianças sabem que a leitura e a forma de ler crescem com a criança. Se não crescem, as crianças ficam aborrecidas e perdem o interesse pela leitura. Devemos estimular e manter sua curiosidade pela leitura com algumas ideias muito simples.
1 – Ler para uma criança de 0 a 3 anos
Sempre busquei respeitar as orientações das editoras quanto à idade que é direcionada a leitura dos livros. Nessa idade, a gente lia um conto para a nossa filha diariamente por pelo menos uns 15 minutos na hora de se deitar. Os livros devem ter mais ilustrações do que texto e sua leitura com mais efeitos divertidos na voz e no rosto do que palavras.
2 – Ler para uma criança de 3 a 6 anos
Nessa idade existe uma variedade enorme de livros, com ricas ilustrações e estórias espirituosas e cheias de fantasia, inclusive em inglês e outros idiomas. Cerque seus filhos de livros. As crianças já podem escolher o conto e os personagens de sua preferência.
Você pode desfrutar muito mais da leitura de um conto, e quando terminar, pode comentar e opinar sobre sua história. Com certeza seus filhos lhe pedirão para escutar o mesmo conto, várias vezes. O momento da leitura será gratificante para todos.
3 – Ler para crianças de 6 a 9 anos
Nessa idade, você já pode revezar na leitura de um livro. O menino lê uma página e você a seguinte. Já não terá que lê-lo por inteiro. Haverá momentos em que seu filho queira ler um livro sozinho antes de deitar. Você pode ajudá-lo a fazer uma relação entre o livro e o que acontece na vida real.
Ofereça ao seu filho livros de temáticas diferentes para que você possa identificar suas preferências. Também é importante que você agregue as revistas em quadrinhos no momento de leitura dos seus filhos.
Fonte: Site Pais e Filhos