Esse deveria ser um dos assuntos de maior atenção da sua casa e vamos te mostrar o porquê: de acordo com o Datasus, o número de crianças mortas em 2016 por conta de choques, eletrocussões, queimaduras e outras lesões relacionadas à exposição a correntes elétricas foi 107 – e a quantidade de internações infantis pelo mesmo motivo foi de 223 em 2017.
Mas, calma. Os números não são para assustar, e sim para trazer mais cuidado. Se caso alguém da sua casa levar um choque, leve ao hospital imediatamente. Dependendo do grau, a pessoa pode ficar desacordada e, em casos extremos, pode acabar presa na tomada.
Se isso acontecer, nada de tentar tirá-la usando as mãos – a recomendação dos bombeiros é usar um cabo de vassoura para evitar que você também leve um choque. Para prevenir o acidente com seus filhos, esconda tomadas atrás de móveis ou coloque protetores de plástico.
“A dica é prendê-los com fita isolante ou esparadrapo. Assim, ficam mais firmes e não deixam a criança tirar a proteção”, explica Gabriela Freitas, gerente-executiva da ONG Criança Segura.
Fonte: Pais e Filhos